24 de ago. de 2015

Confira a lista de sites a serem evitados na hora de realizar compras online

O PROCON/SP realizou uma  lista de endereços não confiáveis na hora de realizar uma compra pela internet. A tabela contém mais de 400 endereços eletrônicos, indica, além dos links, os nomes das lojas, seus responsáveis e os respectivos CNPJ ou CPF. Para o Procon, muitos desses sites são mal-intencionados, já que o órgão não consegue localizar os estabelecimentos quando faz o rastreamento em banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR. Esses sites foram denunciados ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania e ao Comitê Gestor da Internet, que controla o registro de domínios no país. Das queixas comentadas em relação aos sites, a principal foi o fato de que a entrega do produto adquirido não era realizada.
O consumidor deve sempre buscar por mais informações a respeito do fornecedor para não ficar no prejuízo.

Reunimos algumas dicas que auxiliaram nessa triagem:
- Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);
- Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
- Desconfie de ofertas vantajosas demais;
- Não compre em site em que as únicas formas de pagamento aceitas são boleto bancário e/ou depósito em conta;
- Leia a politica de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos elas assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
- Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios...);
- Instale programas de antivírus e firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador.

- Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.