13 de ago. de 2015

Balcão preparou dicas para fazer seu dinheiro render mais em tempos de crise!

Com o ritmo econômico do país em queda, aumento da inflação e dos preços de produtos e serviços, algumas dicas podem ser essenciais para seu dinheiro durar mais


Consumidor vem sentindo no bolso os efeitos de uma economia que tem andado enfraquecida. Algumas regiões do país enfrentam a estiagem, o que piora o cenário da crise da água no sudeste e encarece os produtos in natura. O ambiente econômico instável e o aumento de impostos e tarifas, como energia elétrica e água, pioram ainda mais o orçamento doméstico. O jeito é reunir a família e fazer uma revisão daqueles hábitos que em tempos de aperto precisam de mudanças, e que faram a diferença nas contas ao final do mês. É também uma oportunidade para dar fim ao desperdício, que jamais é bem vindo, mesmo quando o país vai bem.
Preparamos dicas em 5 categorias: água, energia, consumo, alimentos e finanças. Vale a pena conferir e colocar em prática!

Água: um bem precioso que tem feito falta
São inúmeros os motivos para economizar água, alguns mais nobres como a preocupação com o meio ambiente e as gerações futuras, mas, ultimamente, o consumidor tem pensado antes de abrir a torneira. Como se não bastasse a crise de falta d’água que a região sudeste enfrenta desde 2014, o reajuste na tarifa e as multas impostas pelas concessionárias para quem descumprir a meta têm mexido, e muito, no bolso do consumidor. Para não ver o dinheiro escorrer pelo ralo, adote algumas medidas:

  • Água de reuso: Colete água da chuva ou use a água do enxague da máquina de lavar, ou do chuveiro enquanto esquenta, para a limpeza do quintal e da calçada. Só não se esqueça de tampar bem os recipientes para evitar doenças, como a dengue.
  • Lavar o carro, só se for com chuva: a mangueira que muita gente usa para lavar o carro consome 560 litros em 30 minutos! Em tempos de estiagem e tarifa nas alturas, deixe a limpeza com São Pedro. Se for realmente necessário, opte pelo balde e um pano. 
  • Descarga com caixa acoplada: as descargas convencionais gastam até 20 litros de água cada vez que são acionadas, ao passo que as caixas acopladas mais modernas usam apenas 6 litros. Assim, vale a pena fazer um investimento no banheiro, que será revertido em economia no longo prazo, seja trocando a descarga ou o dispositivo que adapta as caixas antigas para o modo mais econômico.
  • Reduzir o tempo de banho: Cinco minutos são suficientes! O consumidor pode economizar ainda mais se fechar o registro para se ensaboar. Essa dica vale para tudo, escovar os dentes, fazer a barba e qualquer outra utilização que necessite de água corrente.
  • Redutor de vazão e arejador na torneira: estas duas pecinhas são baratas e de fácil instalação. O primeiro pode diminuir pela metade a quantidade de água que sai da torneira. Já o segundo mistura ar à água, diminuindo o fluxo, mas mantendo a sensação de volume do jato. 
  • Enxaguar a louça só no final: limpe a louça antes de colocá-la na pia, isso já faz uma grande diferença. Depois, ensaboe a louça e enxague tudo de uma só vez. Requer um pouco de organização nas primeiras vezes, mas com o tempo fica fácil, fácil. 
  •  Máquina de lavar roupas cheia: a melhor maneira de usar a máquina de lavar e enchê-la até sua capacidade máxima e escolher um ciclo rápido, com menor número de enxagues. Além de economizar água, usa também menos energia elétrica.
  • Lavar frutas e verduras numa bacia com ajuda de uma escova em vez de usar água corrente ou deixá-las de molho em solução de hipoclorito de sódio (os postos de saúde distribuem gratuitamente essas soluções). 
  • Consertar vazamentos: Conserte os vazamentos de água assim que eles forem notados.
  • Regar as plantas: Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira. No verão, a rega deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. 

Energia elétrica a peso de ouro
Não é de hoje que o Brasil convive com o risco de déficit de geração de energia elétrica no país por falta de planejamento e investimentos em infraestrutura. Mas a situação ficou ainda pior com a crise hídrica e o acionamento das termelétricas, energia mais cara, o que levou o governo a mandar a conta para o consumidor. E que conta alta! Veja o que fazer para não tomar um choque quando sua conta chegar:
  • Iluminação e Ventilação Natural: É possível reduzir o consumo de energia desde o planejamento da construção e decoração de um imóvel, aproveitando ao máximo a iluminação e ventilação natural. Se o imóvel já está construído e decorado, algumas dicas podem ajudar na economia de energia, como, abrir janelas, cortinas e persianas durante o dia; planejar a organização dos ambientes, como a disposição dos móveis; usar cores claras no teto e nas paredes internas, pois elas refletem melhor a luz e deixam o ambiente mais claro; e, manter luminárias, globos e arandelas sempre limpos. 
  • Stand-by é coisa do passado: além de desnecessário, os aparelhos em stand by continuam a consumir energia. Desligue os equipamentos da tomada quando não for usá-los por um período maior, ao invés de desligar apenas no comando. Isso vale para carregadores de celular que vivem conectados à tomada, mesmo quando não estão em uso. Essa ação gera uma economia de pelo menos 15% nas contas de energia elétrica.
  • Na hora da compra, consulte o selo Procel: antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta de consumo de energia e o selo do Procel para escolher aquele que consome menos energia. Vale lembrar que não algumas marcas de veículos possuem também um selo de eficiência energética veicular que ajudam o consumir a optar pelo veículo com menor gasto de combustível por km rodado.  
  • Geladeira e fornos bem vedados: muita gente não percebe, mas a geladeira e o forno podem consumir mais energia se a borracha de vedação não estiver funcionando bem. Verifique as suas e, se for o caso, faça a troca.
  • Computador e televisão também dormem: se o seu computador fica ligado durante longos períodos sem uso, programe as definições para desligar automaticamente (hibernar). E lembre-se de ajustar o timer da sua televisão para que ela desligue sozinha no caso de você cair no sono primeiro.
  • Aquecimento solar: avalie a possibilidade de adotar o aquecimento solar de água. A substituição dos chuveiros elétricos por aquecimento solar possibilitaria a diminuição de 30 a 50% da conta de energia do consumidor residencial.
  • Lâmpadas: troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, pois a economia de eletricidade proporcionada por ela pode chegar a 80%. A quantidade de acionamentos da lâmpada fluorescente compromete seu tempo de vida. Prefira-as para a cozinha, área de serviço, garagem e qualquer outro espaço em que as lâmpadas permaneçam acesas por mais tempo. Adote dispositivos de detecção de presença para lâmpadas em áreas externas, por exemplo.  Ao sair dos ambientes, lembre sempre de apagar as luzes.
  • Opte por deslocamentos mais sustentáveis: ir a pé, de bicicleta, usar transporte coletivo é mais barato e polui menos do que ter um automóvel. É só fazer as contas e comparar gastos com combustíveis, manutenção, estacionamento, seguro e todos os demais custos envolvidos com o seu automóvel. Você também pode praticar e incentivar a carona solidária com sua família, amigos e colegas de trabalho ou da escola. Evite grandes deslocamentos, faça suas compras no comércio local de seu bairro. Optando por outras formas de deslocamentos, além de contribuir com o meio ambiente, você contribui com um trânsito melhor nos centros urbanos e se permite uma melhor relação com a cidade.

Consumo sustentável: mais do que nunca chegou a hora de levar isso a sério
É preciso encarar: os recursos naturais do nosso planeta não são infinitos. Basta analisar a situação da falta d’água na região sudeste para ter uma ideia do tamanho do buraco que uma sociedade consumista como a nossa está cavando. Além dos grandes impactos ambientais que o consumo exagerado causa, seu bolso também sofre quando você compra sem parar para refletir antes. Não se deixe contagiar pelo consumismo. Saia do automático! Veja como:
  • Trocar ao invés de comprar: cada vez mais frequentes, os espaços de troca estão ganhando destaque. Em tempos de economia e para fomentar um consumo responsável, feiras de trocas, sejam do que for, são bons espaços para desentulhar objetos que estão em casa e aproveitar para substituir por algo que você precisa. Se não tiver nada que queira levar para casa, doação é sempre uma boa opção.
  • Refletir antes de consumir: não se deixe manipular pela propaganda, nem pelo status que um produto promete lhe emprestar. Reflita se você realmente precisa fazer a aquisição ou se é apenas um impulso. Muitas vezes as propagandas nos influenciam a adquirir bens desnecessários que acabam ficando sem uso em nossas casas.
  • Descartável x durável: sempre que possível escolha produtos que sejam mais duráveis aos descartáveis. Dessa forma, você estará contribuindo para a diminuição do impacto ambiental que esses produtos possuem ao longo de seu ciclo de vida, optando por um consumo mais sustentável. Observe também as embalagens, recuse sacolas plásticas e leves sua retornável. 
  • Reduza, reutilize, recicle: sempre leve essa regrinha ao consumir qualquer produto. Ao pensar em consumir ou se desfazer de um produto, reflita, primeiro, se é necessário, se for, ao descartar, repense se é possível consertá-lo, reutilizá-lo, reciclá-lo ou doá-lo. Em alguns casos, consertar um produto ainda vale mais a pena economicamente do que comprar um novo.
  • Produtos de limpeza: Diminua uso de produtos de higiene e limpeza convencionais, assim você reduz o nível de poluentes presentes na água e no tratamento do esgoto. Você pode fabricá-los em casa.
  • Reivindique: Solicite aos supermercados, restaurantes e fornecedores de alimentos e insumos domésticos que ofereçam produtos orgânicos e com certificação de origem ou qualidade ambiental. Pressione as empresas de produtos eletroeletrônicos para que fabriquem produtos mais eficientes no consumo de energia, mais duráveis e informem sobre a eficiência energética deles.

Alimentar o corpo sem machucar o bolso
O custo com alimentação foi um dos que mais subiram nos últimos meses, puxado pela escassez de água e o câmbio, que estimula a exportação, diminuindo a oferta no País. Mas como não dá para ficar sem se alimentar, reunimos algumas dicas preciosas que vão te ajudar na hora de escolher o que comprar – e como utilizar. Anote e leve a dicas para o supermercado!
  • A lista: fazer a lista de compras é, sim, muito importante para você não perambular pelos corredores do supermercado colocando coisas sem necessidade no carrinho. Antes de sair de casa, anote tudo o que você precisa e aproveite para dar uma conferida nos armários e geladeira. Assim você evita cair na dúvida se precisa ou não de um item – e acabar comprando por desencargo de consciência – e gasta somente no necessário.
  • Pesquise: acompanhar os preços e pesquisar é uma maneira de evitar preços abusivos e maquiagem de preço. Muitas empresas aproveitam o momento de elevação dos preços pra alterar a embalagem dos produtos, reduzindo a quantidade, mas mantendo o preço. Além disso, muitos pontos de venda aproveitam a desatenção do consumidor e acabam colocando produtos em falsa promoção, sugerindo que aquela oferta é uma boa escolha. Para não cair nessas armadilhas, é preciso ficar atento nas promoções apresentadas para a publicidade do dia especial de ofertas e as embalagens dos produtos.
  • Substitua e opte por produtos da estação: a substituição de marcas pode trazer economia, bem como, a opção pela compra de produtos que estejam menos pressionados pela inflação, no setor de hortifruti, carnes e grãos principalmente. Ou seja, optar sempre pelos produtos da estação que possuem maior oferta no mercado e, apresentam menor necessidade de uso de agrotóxicos em sua produção.
  •  Plante seu próprio alimento: para quem tiver espaço, vontade e criatividade, plantar seu próprio alimento é uma forma de economizar nas compras. Começar com temperos é um bom jeito de ir aprendendo e se animando. E vale reutilizar todos os tipos de suportes, como garrafas pet e embalagens diversas.
  • Organize sua despensa: mas o que isso tem a ver? Colocando os produtos com vencimento mais próximo na parte da frente, você evita ter que jogá-los fora sem nem mesmo ter usado.
  • Prepare sua marmita: é bom para o bolso e melhor ainda para sua saúde. Além de ficar muito mais em conta preparar sua própria comida em casa, você tem certeza da procedência dos alimentos e da forma como ela foi preparada. Isso vale também para o lanche das crianças. Você pode aproveitar para reduzir a quantidade de produtos industrializados (ricos em sódio, açúcares e conservantes) e substituí-los por frutas e lanchinhos caseiros. Seu bolso - e sua saúde - agradecem!
  • Faça uma limpeza na geladeira 1 vez por semana: sabe aquele restinho disso e daquilo que vai se acumulando no fundo da gaveta de legumes? Então, use-os para fazer uma sopa bem nutritiva, ou transforme-os em um caldo de legumes para preparar aquele risoto do final de semana. Outra dica é congelar esses preparos se não for consumi-los imediatamente. É sempre bom ter uma refeição pronta no congelador em caso de urgência, não é? E com a vantagem de ser 100% caseira, livre de conservantes!
Orçamento doméstico: controlar, planejar e não se endividar.
Você já viu nossas dicas para economizar com água, energia, alimentação e manter um hábito de consumo dentro daquilo que é considerado sustentável. Mas nada disso adianta se você não tiver um controle dos gastos mensais da casa, ou seja, o orçamento doméstico. Saber exatamente o quanto entra de dinheiro e o quanto é gasto com cada item (e são muitos!) ajuda a identificar aqueles pontos onde há desperdício, ou seja, aquele ralo por onde seu dinheiro escorre sem que você perceba. As dicas abaixo são valiosas!
  • Primeiro passo: faça uma planilha com todos os gastos mensais, o IDEC disponibiliza em seu site uma para downland
  • Você já sabe, mas é sempre bom lembrar: acompanhe a origem e o destino das suas receitas, defina prioridades, preveja os rendimentos para o mês à frente, forme sua reserva de poupança, contabilize com clareza suas compras parceladas e os pagamentos com cartão de crédito.
  • Não caia no superendividamento: nós já falamos sobre consumo sustentável e consumismo, mas se tiver que comprar algo parcelado ou obter empréstimo, a regra principal é não deixar que as parcelas ultrapassem 30% da renda mensal familiar. Se isso acontecer, o consumidor terá dificuldades em arcar com as despesas básicas do dia a dia. Também é aconselhável optar pelo pagamento de menor quantidade de parcelas em um financiamento para evitar o pagamento de juros altos por um longo período.
  • Quais são as recomendações antes de começar um financiamento? A primeira é planejar. Fazer um empréstimo em uma situação emergencial ou desesperadora não dá certo. O consumidor precisa analisar sua capacidade de pagamento, lembrando sempre que os cálculos não devem se basear no valor do salário, mas no que sobra depois do pagamento das contas do mês e outras dívidas que já possua. Imprevistos como desemprego ou doença devem ser levados em consideração. Diminua gastos desnecessários e tenha controle do seu dinheiro. Faça a simulação de crédito para saber o custo efetivo total, pesquise taxas de juros e avalie o impacto no valor total.
  • De olho no extrato bancário: Controle seu extrato, evite pagar serviços que não utiliza mantendo pacotes de tarifas de custo elevado. Utilize os canais de autoatendimento (internet, caixa eletrônico e celular), e não pague apenas pelo que exceder a gratuidade dos serviços essenciais. 
  • Cheque, cartão de crédito e cheque especial. Sinônimo de dívidas: sempre que utilizar cheque pré-datado, anote os números das folhas e as datas previstas para os descontos. Desta forma, o consumidor tem o controle de seus gastos e pode se programar para ter o dinheiro na conta quando o cheque for descontado. Já o consumidor que parcelar as compras no cartão de crédito também deve ficar atento não só ao valor da parcela, mas ao total que sua fatura vai somar com aquela nova aquisição. O pagamento integral da fatura é fundamental, uma vez que os juros cobrados no parcelamento da fatura são um dos mais altos do mercado. Assim, ao parcelar ou pagar o “valor mínimo”, a dívida acumula para o mês seguinte e fica cada vez mais alta! Quanto ao cheque especial, evite-o ao máximo. As taxas de juros dessa modalidade são muito altas e é importante lembrar que, quando seu salário for depositado no próximo mês, ele primeiramente cobrirá sua dívida no cheque especial - também conhecido como “limite” de sua conta corrente. Sendo assim, você terá menos dinheiro disponível para arcar com seus gastos do mês, o que poderá levá-lo a entrar novamente no cheque especial, criando um circuito sem fim de cobranças de juros e uma conta corrente que não sai do vermelho nunca.
Fonte: http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/em-tempo-de-crise-dicas-para-fazer-seu-dinheiro-render-mais