27 de jul. de 2015

Calculadora de Emissões desenvolvida pelo IDEC

Pouco paramos para pensar nos nossos hábitos de consumo em casa, no trabalho e na vida social, muito menos nos impactos desse consumo nas mudanças climáticas. O Instituto Brasileiro De Defesa do Consumidor (IDEC) desenvolveu a Calculadora de Emissões funciona como uma ferramenta de reflexão sobre o quanto esse consumo equivale em emissão de gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, dá dicas de como reduzí-la. 

A calculadora é dividida em três etapas: 

1ª Etapa: Emissões Atuais – para saber quanto é emitido, respondendo a algumas perguntas sobre o consumo cotidiano.  De inicio pergunta-se onde reside, quantas pessoas na casa e o calculo será individual ou da família toda. Revela o lixo que é acumulado por ano.  Segunda fase é em relação ao transporte, onde é questionado quantos carros ou motos a família tem, tipo de combustível e o consumo mensal do veículo por mês, se é utilizado ônibus, trem/metrô. Terceira etapa é relacionada às viagens de avião, nacionais ou internacionais, que são realizadas por ano. Último passo é sobre o consumo mensal de eletricidade e gás. Por fim é apresentada atual emissão, onde é calculada quantidade de CO² (Gás Carbônico) emitido por ano em Kg, fazendo uma comparação do consumo equivalente a quantas casas e quantos dias parado em um congestionamento.

2ª Etapa: Redução com Novos Hábitos – quanto se pode reduzir as emissões, adotando hábitos de consumo mais responsáveis.  Essa etapa consiste na disponibilidade de redução de cada item (transporte, viagens, eletricidade e hábitos)

3ª Etapa: Comparação – revela o impacto da adoção dos hábitos mais responsáveis pode gerar. Finalizando todo o calculo, essa etapa faz uma comparação com a atual emissão e com o que foi disposto a reduzir na segunda etapa, fazendo assim a mesma comparação da primeira etapa (quantas casa e quantos dias parado em congestionamento) e mostrando o quanto a redução, se feita, irá diminuir a quantidade em Kg de gás carbônico emitido por ano.