19 de out. de 2015

Cuidados na hora de comprar brinquedos para a criançada!

É importante tomar alguns cuidados na hora de comprar presentes para as crianças, afinal todo cuidado é pouco quando se trata de presentes para a criançada! Balcão separou algumas dicas para você:

A primeira orientação é evitar comprar brinquedos “piratas”, esses brinquedos em geral não atendem aos padrões de qualidade que são exigidos aqui no Brasil. Por mais que aparente ser vantajoso a compra do brinquedo “pirata”, há casos em que a tinta presente no brinquedo era tóxica e a resistência do brinquedo era inadequada, fazendo assim que peças pequenas se soltem do brinquedo e cause risco a criança.

Um meio para verificar se o brinquedo está nos padrões de qualidade exigidos no Brasil, é procurar o selo do INMETRO. Por mais que são seja uma garantia absoluta, sempre traz um segurança a mais, que deve ser aliada à compra em lojas e estabelecimentos de confiança, pois ultimamente o selo do INMETRO vem sendo falsificado.

Está certificação realizada pelo INMETRO nos brinquedos também informa a idade para a qual eles são recomendados. Os brinquedos indicados para crianças de dez anos não podem ser adquiridos para presentear crianças mais novas, pois geralmente contém peças pequenas que podem ser mal utilizadas, mesmo que o brinquedo seja perfeito, se for inadequado para a idade à criança pode sofre danos, como engolir uma peça.

Outro ponto de suma importância é a exigência da nota fiscal, pois o valor do imposto já estará embutido no valor do produto, o que significa que, se tal documento não é solicitado, a loja poderá sonegar indevidamente o valor já pago pelo consumidor. Sem falar que algumas lojas exigem esse documento caso o produto venha a apresentar problemas. A exigência da garantia, e de eventuais trocas, facilita muito no momento em que se tem a nota fiscal em mãos.

É sempre recomendado que se pergunte se é possível a troca, caso não tenha certeza do gosto da criança. Produtos promocionais geralmente não podem ser trocados, ainda que haja impossibilidade de troca, não custa ao consumidor prevenir futuros problemas perguntando. A pesquisa de preços antes da realização das comprar é fundamental, afinal o preço pode mudar de uma loja para outra, atualmente contamos com a ajuda da internet, o que torna a pesquisa mais fácil, podendo assim, o consumidor escolher na loja o produto e após pesquisa o seu preço na internet para ter certeza de que está comprando com o preço menor.


Outro detalhe importante é a antecedência, quanto mais perto de alguma data comemorativa, como natal, dia das crianças, é maior a possiblidade de não haver mais o produto desejado, e diante da maior procura, costumasse ter menos promoções e maiores preços.

 Fonte: http://www.investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/direito-do-consumidor/1280-o-consumidor-e-o-dia-das-criancas