16 de jun. de 2014

Pagamento à vista

Já aconteceu com você, Consumidor de chegar em um estabelecimento, comprar um produto e na hora de efetuar o pagamento o vendedor informar que o produto somente terá desconto se for pago à vista e em dinheiro? 
 


Essa é uma prática comum em alguns estabelecimento, mas se a loja aceita todos os tipos de pagamentos, ela deverá oferecer condições justas, ou seja, os lojistas não podem cobrar preços diferentes para pagamentos à vista, seja ele efetuado em dinheiro, cheque (quando não for pré-datado), cartão de débito ou de crédito (em uma parcela). 
Muitos estabelecimentos são adeptos desta prática, pois assim ficam livres das taxas cobradas pelas empresas de cartão, portanto oferecem desconto apenas quando o pagamento é feito em dinheiro, mas isso é uma prática irregular e deve ser denunciada!  


 Lembrando também ao consumidor, que a loja não pode exigir do consumidor um valor mínimo para efetuar o pagamento em cartão ou cheque. Qualquer valor pode ser pago sob estas formas. Se você passar por qualquer uma dessas situações, não hesite em denunciar essa prática.