17 de mar de 2014

Internet Banking

Atualmente a comodidade das transações via internet tem se tornado o tipo preferido de movimentações dos clientes, que segundo o presidente da Federação Brasileira de Bancos representa 39% das transações somente no ano de 2012. 
Com o aumento destas transações, cresceu também o número de notificações por tentativa de fraude na rede, que no ano de 2012 totalizou 69.561 notificações. Diante destes dados, que veem crescendo a cada ano, como podemos nos sentir mais seguros? Separamos alguns passos que você consumidor pode seguir, para evitar ser vítima de uma tentativa de fraude a partir da utilização do Internet Banking. 

  1. Instale o módulo de segurança oferecido pelo seu banco, mas certifique-se antes de instalar que o autor do módulo é realmente a instituição em questão;
  2. Sempre digite o site bancário diretamente no navegador web, cuidado para não entrar em sites falsos do seu banco;
  3. Não acesse a sua conta em computadores compartilhados, como em Lan House;
  4. Instale um bom antivírus no computador ou outros equipamentos eletrônicos, e não se esqueça de mantê-lo sempre atualizado;
  5. Habilite a sua conta para fazer as operações somente com o cartão de segurança;
  6. Tome cuidado com e-mail falsos, é comum que as pessoas recebam e-mails solicitando a atualização do cadastro e senha, mas fique ligado, pois esta prática não é comum de bancos;
  7. Evite utilizar redes de wi-fi públicas;
  8. Se suspeitar ser vítima de  algum golpe, procure a sua agência bancária o mais breve possível, para que o problema seja resolvido e o seu acesso seja bloqueado para proteger a sua conta. 
Lembrando que qualquer operação feita a partir do Internet Banking é considerada segura, porém esta segurança depende do comportamento do usuário, que é fundamental para garantir a segurança da sua transação bancária via internet. 


FONTE:http://portaldoconsumidor.wordpress.com