10 de ago. de 2013

Bancos negarão compras em reais no exterior.

Quem usa cartões de crédito para fazer compras em sites estrangeiros ou compras em lojas no exterior em reais (R$) poderá ter seu cartão de crédito recusado. 
Pois é, a partir do mês que vem (setembro) alguns bancos, entre eles Itaú e Bradesco, irão bloquear a conversão imediata para a moeda nacional, transferindo assim para o consumidor o risco de uma possível alta no câmbio ao pagar a fatura do cartão.



As bandeiras Visa, Mastercard e Visa Electron, já estão divulgando os estabelecimentos estrangeiros que utilizam o sistema DCC (Dynamic Currency Conversion). 
O sistema DCC permite transações em reais no estrangeiro, porém obrigam os emissores de cartão de crédito do Brasil a assumirem os custos da variação cambial.

Como será o processo? 
A compra será feita em reais, mas o consumidor iria receber uma fatura em dólares e com a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que é obrigatório em operações feitas no exterior.

Outras formas de pagamento:
Quem não quiser arcar com esse risco de um aumento no dólar entre o momento da compra e o pagamento da fatura (que pode demorar até 40 dias para chegar), pode optar por outras formas de pagamento no exterior como o cartão pré-pago, oferecido nas casas de câmbio e também o pagamento à vista. 

Antecipar a fatura, é possível?
Algumas bandeiras permitem antecipar o pagamento da fatura em aberto até dois dias antes da data  de processamento, como é o caso das bandeiras Visa, Mastercard e Elo.
Já alguns cartões como Amex permitem antecipar até o dia do fechamento da fatura, em pelo menos 1 dia antes do vencimento.
Para solicitar a antecipação, o consumidor deve entrar em contato com a emissora do cartão.


CONSUMIDOR, FIQUE ATENTO! 
Fique sempre atento as taxas de câmbio, para não ter surpresas desagradáveis, pois a partir de agora, o risco cambial foi transferido para você!!!!!




FONTE: Jornal O Dia